sábado, 9 de janeiro de 2010

Á Viriatuna..


Entrei na tuna no meu segundo semestre de curso. Decidi entrar numa aula de psicologia da saúde que tinhamos em conjunto com uma turma do 4º ano.. Depois de me encher de coragem lá perguntei: "olha como é que se entra pra tuna?" O mais obvio teria sido responder "entras pela porta" mas não, lá me responderam com entusiasmo que os ensaios eram ás 2as e ás 5as. Nesse dia á noite lá fomos nós ao ensaio: encostamo-nos a uma mesa da sala 5 enquanto viamos toda a gente a carregar os instrumentos para dentro da sala (sim porque na altura ficavam espalhados pelas casas dos tunos porque não havia sala de ensaio). Assistimos ás brincadeiras, ás palhaçadas com um sorriso tímido.. Não sabiamos muito bem o que achar daquilo tudo. Como em tudo na vida "Primeiro estranha-se e depois entranha-se.."

A minha primeira actuação foi no 4U, (houve quem até fosse de pijama para a dita actuação) e lembro-me perfeitamente do nervoso miudinho por não saber as vozes ou mesmo as letras (nem sabia que o "verde gaio" existia).. A partir desse dia foi um acumular de experiências que só vieram enriquecer a minha vivência estudantil. Convivios, amizades, copos, guitarradas.. Coisas que até então sabia que existiam mas pertenciam a um mundo a parte do meu.

Criaram-se amizades, ultrapassaram-se barreiras, crescemos e vimos os outros á nossa volta crescer. Criei uma segunda família que sempre me acompanhou incondicionalmente em todos os bons e maus momentos da minha vida desde então. Viram-me rir como uma desalmada até me doer a barriga, seguraram-me no cabelo kando afinal as dores de barriga não era por me estar a rir.. Choraram comigo quando a vida me pregou partidas, encorajaram-me quando saía do palco arrasada e num pranto porque me enganava nas coreografias. Disseram-me que o que importava era não parar de sorrir.. E eu acreditei..

Olhando para trás vejo como este grupo de amigos me fez crescer. Assumir responsabilidades ás quais pensei nunca conseguir dar resposta e ultrapassar as dificuldades que pensei que me deitariam por terra. Fez-me perceber que há tempo para tudo e que quando nos empenhamos todas as pequenas vitórias sabem um milhão de vezes melhor. Pisar o palco com aquelas pessoas faz correr a adrenalina que me faz sentir viva. Os minutos que antecedem o abrir a cortina, o C7, a cumplicidade entre nós, a troca de olhares, e sem esquecer as respostas ás perguntas:

"o que é que nós somos?
o que é que vamos fazer?
e se as coisas não correrem bem o que é que dizemos?
ou então?
mas as coisas não vão correr mal porque nós somos????????? VVVVVIIIIRRRRRIIIIAAAATTTTTUUUNNNNNAAAAAA"

Obrigado a todos os que fazem parte desse grande capítulo da minha vida. E aos que cá ficam quando eu não puder estar tão presente continuem a cultivar o espírito que me foi incutido e que tento transmitir aos mais novos. Porque vocês são o futuro.. Como eu em tempos também o fui..

3 comentários:

  1. Raio...já me puseste a chorar!!!!
    E tens razão...a tuna é uma 2ªfamilia da qual irás morrer de saudades!
    Foi onde também eu criei amizades q nunca irei esquecer...e esquecer daquilo q fizeram por mim...desde quem me praxou, a quem eu praxei, e a quem simplesmente me chama avó e q gostam de mim n sei porquê!!!
    A ti te digo...foste uma pessoa com quem no inicio fui uma cabra...lol
    Mas quando vi o teu empenho, a tua dedicação à tuna...à pandeireta...a tua postura...pensei esta, quem eu considero minha afilhada, é uma das pessoas q irá continuar este projecto q eu amo... a tuna! E nela posso confiar para poder voltar a viseu e a tuna se manter a espalhar magia!
    És uma MULHER com uma força como existem poucas!
    Beijinho grande afilhada da tua madrinha q te adora
    Diesel

    ResponderEliminar
  2. ohh *_*tambem eu compartilho da tua opiniao madrinha:D 3 geraçoes de pessoas que partilham o espirito e o amor pela tuna :De sim, eu chamo te avó diesel porque tambem fazes parte da minha 2º familia :D ADORO VOS :D e tu Lena,seras sempre a minha madrinha, o meu exemplo mais proximo de força, coragem, espirito, e tudo o que é preciso ter na vida :D es o meu maior orgulho desde o prieiro dia em viseu:D

    ResponderEliminar
  3. tenho a dizer antes de mais que antes de ver que tinhas sido tu a escrever este comentario ja sabia que eras tu...so pelo raios no inicio da frase...ha coisas que nunca mudam...lol
    Agora Leninha ja e a segunda vez esta semana...que me consegues por mais nostalgica do que aquilo que eu ja sou...vamos la ver isso anh?...lol
    tenho a certeza que quando não estiveres tão presente, vais ter a certeza assim como eu que ela estava em muito boas mãos, e ai deles se não...estão tramados =)
    fofa es uma grande tuna

    beijinhos Voto Nulo "Ana"

    ResponderEliminar

o que achaste ahn?