domingo, 12 de abril de 2009

A caixa de memórias..

Hoje olhei para ti de maneira diferente.. Aquela caixa guardada de baixo da cama em que se armazenam memorias.. Memórias de bons momentos ou apenas momentos com significado especial.. Memórias como postais de felicidades, de melhoras de parabéns da amiga, da irmã, dos pais.. A primeira flor silvestre que foi oferecida e pouco antes roubada num canteiro de rua.. O bilhete do baile de finalistas em que dançamos toda a noite como se não houvesse amanhã.. Aquele pacote de açúcar que se trouxe daquela visita de estudo.. O bilhete do primeiro cinema com os amigos num domingo a tarde.. O frasco do primeiro perfume que se compra com o nosso próprio dinheiro.. A etiqueta da roupa mais cara que já tivemos.. Aqueles cantos de folhas rasgados que trocávamos como bilhetes naquelas aulas monótonas.. São letras de músicas que nos marcaram neste ou naquele momento.. A colher de gelado que se partilha com aquela pessoa especial no cenário mais romântico do mundo como a paragem do autocarro.. Aquela caneta hoje vazia que nos acompanhou durante tanto tempo e que não tínhamos coragem de emprestar a ninguém.. Folhas completamente escritas com o nome dele, com corações vermelhos com promessas de amor eterno.. uma eternidade que não durou para além do secundário.. dedicatórias de amigas "não de sempre mas para sempre" mas que afinal não o foram.. Fotografias de momentos que estão escondidos na memória mas que relembramos com saudade..

São muito mais que "coisas". são experiências.. São vivências que se traduzem naquilo que sou hoje. São memórias aprisionadas numa caixa de baixo da cama que vai acumulando o pó ao longo do tempo e que só permitimos que de lá saiam de longe a longe.. Histórias contadas por objectos a primeira vista inúteis mas que dizem tanto..

Cada vez que pegamos nela revive-se o passado.. Passa-se um pano, retira-se um pouco mais o pó e decidimos que é desta que vamos arrumar a caixa de recordações.. Revemos os objectos e relembramos momentos.. Rimo-nos ao recordar uns, choramos ao reviver outros.. Reparamos num ou outro pormenor que tínhamos ignorado antes e esquecemos outros que agora não nos parecem assim tão importantes.. chegamos a conclusão que não estamos preparados.. Que tudo e demasiado valioso para ir parar ao caixote do lixo como algo que não nos diz nada.. Nem mesmo aquelas folhas escritas com uma caligrafia que já nem reconhecemos com coisas que achamos impossível que tenha sido sequer pensado por nós mas que na altura nos faziam sentido.. Isso porque amadurecemos e dessa altura ficaram apenas recordações.. Porque tudo tem um momento certo.. Até para arrumar aquela caixa de recordações esquecida e com pó que está de baixo da cama..

2 comentários:

  1. Eu tenho o lápis do macaquinho que tu me deste no Boquinhas! =)

    Gosto de ti! MIAU!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. gostei :9
    pq mt m identifiquei cm esse texto
    um texto tao simples q retrata outras coisas simples da vida...
    tenho d voltar a abrir a mnha caixinha p recordar esses velhos e bons momentos

    Bjnhoo

    ResponderEliminar

o que achaste ahn?